Classe III Verdadeira
A classe III verdadeira se caracteriza pela presença acentuada do fator genético, ou seja, normalmente essa má-oclusão se faz presente nos irmãos e na mãe e/ou pai até a 3ª geração.
Outra característica, é a mandíbula ser o osso que origina a má-oclusão; a mandíbula é o osso que suporta os dentes inferiores e articula bilateral e simultaneamente com os ossos temporais do crânio, na região do ouvido, a qual se da o nome de Articulação Têmporo-mandibular.
O correto diagnóstico, principalmente nesse caso, é fundamental para o sucesso do tratamento devido ao sistema de forças empregado, a época ideal de tratamento e a estabilidade a longo prazo.
O tratamento é prolongado, normalmente durante toda a fase de crescimento da criança após os 6 anos de idade e infelizmente é bom que se saiba, mesmo após o tratamento ortopédico prolongado existe a possibilidade de se fazer necessária a cirurgia ortognática na fase adulta, restabelecendo o equilíbrio facial através da harmonização dos ossos da face. O que justifica o tratamento ortopédico na infância é a possibilidade de correção sem a necessidade de cirurgia ortognática e principalmente as funções de respiração, deglutição, mastigação e fonação serem controladas durante o tratamento, proporcionando melhor qualidade de vida para essas crianças.
O grau de severidade da má-oclusão também deve ser considerado na tomada de decisão quanto ao tratamento e prognóstico.
Cynara Maran Curioni
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Atende em Cascavel-Pr na rua Santa Catarina, 769. Centro. Fone (45)3225.0167