New Agendamento Enxerto ósseo na Ortodontia Cascavel

Enxerto ósseo na Ortodontia Cascavel

Enxerto ósseo é um processo cirúrgico que consiste em retirar um fragmento de osso de uma localização para o colocar no local que se pretende reparar. Pode ser usado em variadíssimas situações como na reparação de fracturas com perda de osso, no tratamento das pseudartroses, pode ser usado entre duas vértebras no tratamento cirúrgico das hérnias discais, em odontologia para correção do maxilar de modo a permitir um implante dentário, reconstrução do acetábulo para permitir a colocação de uma prótese de anca. Normalmente a colheita de osso para efectuar o enxerto autógeno faz-se a nível do osso ilíaco. O fragmento ósseo pode ser obtido com o próprio paciente (autógeno); através do osso de cadáver de indivíduo da mesma espécie (aloenxerto - a partir de um Banco de Osso) ou de doador de espécie diferente da do receptor (xenógeno). Os enxertos xenogénos têm sido mais utilizados em cirurgia odontológica e ortopédica, como alternativa à enxertia autógena e alógena.

A história dos enxertos ósseos começou em 1682 quando Van Meeken transplantou osso de crânio de cão para reparar um defeito craniano no homem, com sucesso. Van Meeken foi forçado a retirar o transplante para evitar a excomunhão pela Igreja.

Philip Walter, em 1821, foi o primeiro cirurgião a utilizar enxertos ósseos autógenos (do próprio paciente) para reconstrução de defeitos ósseos. No Brasil a comercialização de ossos de cadáveres é terminantemente proibida pela Constituição.


O que é Enxerto Ósseo

Com o passar dos anos, por algum motivo de saúde ou descuido com os cuidados rotineiros, perdemos alguns dentes. Se o espaço que esses dentes ocupavam não for preenchido logo, ocorre uma perda de material ósseo que dentre outros problemas, pode até prejudicar mais dentes. Essa perda óssea impede temporariamente a realização de implantes dentários para fixar novos dentes e próteses definitivas.


Para solucionar essa perda óssea e poder reabilitar seus dentes, há um tratamento chamado Enxerto Ósseo. A técnica “completa” o espaço deixado pela perda óssea. O CIR realiza três diferentes tipos de Enxerto Ósseo. Dependendo do caso do paciente, uma ou mais das três técnicas pode ser indicada para o tratamento.


Técnicas de Enxerto Ósseo

Enxerto Onlay

A técnica de Enxerto ONLAY, é indicada para a necessidade de uma quantidade maior de osso.Um bloco de osso é retirado da mandíbula, sem prejuízo do local retirado, enxertado no local indicado e fixado com parafusos de titânio. Como o osso retirado é do próprio paciente, a possibilidade de rejeição pelo corpo humano é quase remota. Os implantes podem, na maioria das vezes, serem realizados no mesmo procedimento do enxerto onlay. No entanto, como o procedimento requer um período entre 6 e 8 meses para estar totalmente integrado ao osso, somente após esse período será seguro realizar a fixação sobre os implantes, de dentes ou próteses definitivos em porcelana, até essa recuperação acontecer o paciente precisará utilizar próteses provisórias.


Enxerto Particulado

Quando não é possível fazer o enxerto com o material do próprio paciente, a técnica adequada é a de Enxerto Particulado, que consiste no preenchimento do local com um material biocompatível chamado Bio-oss. Esse material não sofre rejeição pelo corpo humano e tem um aspecto de pó, que é depositado no local onde há a necessidade de enxerto. Uma membrana é utilizada para proteger o enxerto e favorecer a recuperação. Nessa modalidade de enxerto, também é possível, na maioria das vezes, realizar a colocação dos implantes na mesma cirurgia. O tempo de recuperação também é entre 6 e 8 meses. O procedimento da fixação das próteses definitivas em porcelana pode somente ser possível após esse período, até lá o paciente utilizará uma prótese que pode ser fixa ou móvel, confeccionada em resina.


Enxerto por Levantamento de Seio Maxilar (Sinus-Lift)

Quando o implante precisa ser fixado ao maxilar, o Enxerto por Levantamento do Seio Maxilar é o mais adequado, conhecido também por SINUS-LIFT, essa técnica consiste em colocar uma quantidade de osso que suporte o tamanho do implante. Uma abertura é feita na altura onde será feito o levantamento do seio maxilar, em seguida o mesmo é levantado. Entre o seio maxilar e o espaço onde será feito o enxerto é colocada a membrana, ela dará sustentação e proteção ao seio maxilar, e também promoverá a regeneração. O material biocompatível é então colocado e lacrado por outra camada da membrana. Pronto, o enxerto Sinus-LIFT foi feito e os implantes podem ser fixados. Na maior parte dos casos, esses procedimentos são feitos todos na mesma cirurgia.

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Ruim           Bom

Enxerto ósseo na Ortodontia Cascavel

Cynara Ortodontia Cascavel Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Durante o tratamento, serão utilizados os aparelhos necessários e adequados, respeitando as diferenças existentes entre cada caso e entre um paciente e outro. Só utilizamos materiais com qualidade garantida (importados quando necessário) e buscamos sempre uma relação cordial e amigável com todos que nos procuram, baseadas na sinceridade e respeito mútuo.

Cynara Ortodontia Cascavel Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Nossos consultórios tem como valores fundamentais, voltados aos nossos pacientes: Honestidade, seguir a lei e jamais ferir a ética profissional; Capacitação técnica, através de atualização constante por meio de cursos, congressos, seminários e leitura de jornais e revistas científicas; Satisfação plena de cada cliente, através de atendimento personalizados, atenciosos e eficientes, com preço justo, condições e formas de pagamentos variadas.

  • Visualizações: 3092
  • Modelo: Tratamento
  • Disponibilidade: Agendamento
  • R$0,00

Etiquetas: Enxerto ósseo, Ortodontia Cascavel, cirurgia, implante