New Agendamento Clareamento Dental na Ortodontia Cascavel

Clareamento Dental na Ortodontia Cascavel

o que é melhor, fazer o tratamento em casa ou no consultório

Os avanços na odontologia permitem que o paciente escolha entre um tratamento feito em casa ou junto ao seu dentista, nos dois casos há vantagens e desvantagens, escolha o que melhor encaixa para o seu caso.


Clareamento caseiro o mais popular

Por ser mais barato, tornou-se mais popular e hoje permite que o paciente faça o tratamento durante a novela. Isso mesmo, não é mais necessário passar a noite com a moldeira e o gel clareador, mas sim cerca de 30 a 60 minutos por dia. Isso por que laboratórios aprimoraram os produtos utilizados em tratamentos de clareamentos caseiros. O gel passou a ser menos abrasivo o que consequentemente diminui a sensibilidade nos dentes.


Atenção! Optar por fazer o tratamento em casa não significa que um profissional não deva a acompanhar o processo. Não caia em contos, o tratamento dental caseiro só pode ser feito em segurança quando indicado por um dentista, não compre produtos que prometem fazer milagres que eles somente trarão prejuízos à saúde de seus dentes.


Clareamento a laser o mais rápido

Combina o laser com o gel clareador e em apenas uma aplicação o paciente tem seus dentes brancos e um novo sorriso. Neste tratamento, o dentista expõe os dentes a um tipo de luz que fornece uma fonte de calor que acelera a reação química do peróxido de oxigênio, componente do gel, produto responsável pelo clareamento. A desvantagem é que o resultado é menos duradouro.


Antes do processo iniciar o dentista faz uma avaliação da cor dos dentes e realiza um limpeza profissional, certificando-se que todo o tártaro e manchas superficiais sejam removidas.


O melhor resultado qual é?

O melhor e mais eficaz resultado é através do tratamento que combina o clareamento caseiro e o tratamento profissional a laser feito no consultório. A harmonia entre os dois tratamentos também resulta na maior durabilidade do clareamento. A explicação é simples: a diferença na duração acontece por causa da profundidade de clareamento, neste caso, é o gel clareador que faz uma microlimpeza nos dentes e essa limpeza aumenta conforme o tempo de exposição ao agente limpador.


Como funciona o clareamento dental?

As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, “quebra” as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.


Quanto tempo dura?

Para manter o resultado por mais tempo o paciente precisa evitar alimentos com corantes e frutas vermelhas durantes os três meses que procedem ao tratamento. E seguir evitando grandes vilões como cafés, cigarros, refrigerantes, vinhos tintos e chocolates.


Se todos os cuidados forem tomados o efeito clareador pode durar até 2 anos, e se forem feitos retoques neste período, o clareamento dura ainda mais.


O branco natural

Cuidado com os “anúncios de photoshop”, o clareamento dental devolve aos dentes a cor natural. Isso significa que as pessoas que, naturalmente têm uma pigmentação mais escura nos dentes não vão ficar com os dentes muito claros. Aquele efeito “iluminado” que aparece nas revistas pode ser feito por um designer e não por um dentista.


Qual a diferença entre o clareamento de dentes com canal tratado e dentes sem tratamento de canal?


Os dentes que recebera tratamento de canal, os chamados não-vitais devem ser tratados com um produto diferenciado, as pastas oxidantes que são mais potentes, e por esse motivo somente podem ser usadas pelo profissional.


Esses produtos clareadores são seguros para a saúde?

Sim. Se usados corretamente, conforme orientação profissional não causam prejuízo nenhum à saúde.


Os produtos clareadores podem causar lesões na gengiva?

Não. As moldeiras utilizadas no tratamento são específicas para cada paciente e elas evitam o contato do gel com a gengiva, caso ocorra esse contato nenhum dano é ocasionado, o mesmo ocorre quando pequenos desconfortos na gengiva ocasionalmente acontecem. Recordando sempre que todos os produtos usados devem ser indicados por um profissional responsável.


O clareamento pode enfraquecer ou desidratar os dentes?

Não. A estrutura do dente não é afetada. Isso já chegou a acontecer quando se usava emissão de calor excessiva durante o clareamento para acelerar os resultados. Entretanto esse tipo de procedimento não é mais utilizado.


O clareamento pode causar dor?

Normalmente isso não acontece, ocasionalmente o paciente pode ter maior sensibilidade nos dentes que poderá acarretar dores durante o tratamento. Isso ocorre porque as substâncias clareadoras penetram no interior dos dentes provocando uma espécie de “abertura” nos túbulos dentinários (estruturas em forma de tubos presentes em toda a estrutura interna dos dentes) para facilitar a ação das moléculas clareadoras e ajudar na remoção das manchas. Desse modo, enquanto o gel está exercendo sua ação, o dente pode ficar mais sensível a alguns estímulos (calor, frio e/ou ar) quando exposto a eles. Entretanto, isso pode ser amenizado com alguns cuidados e, após o término do tratamento, tudo volta ao normal, não havendo nenhuma sequela permanente.


O clareamento pode alterar ou prejudicar as restaurações já existentes?

Não. Mas o paciente precisa saber que talvez tenha que substituir algumas ou mesmo todas as restaurações, principalmente, as estéticas, pois uma vez que essas não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras em relação aos dentes clareados, causando grande desarmonia estética. Tudo isso deve ser claramente explicado ao paciente pelo profissional para que não haja surpresas desagradáveis durante o tratamento.


Os dentes clareados podem ficar manchados outra vez?

As manchas removidas não voltam, mas novas manchas poderão surgir, especialmente se o paciente consumir, de forma frequente, alimentos, bebidas, medicações ou quaisquer substâncias que provoquem pigmentação nos dentes.


Existem contra-indicações a esse tipo de tratamento?

Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes e lactantes. Além disso, há alguns fatores dentários e/ou alguns hábitos do paciente que podem dificultar ou mesmo contra-indicar o tratamento clareador. Isso só pode ser definido e esclarecido ao paciente pelo seu dentista. Mais uma vez, evidencia-se a importância de se realizar clareamento dental sempre com acompanhamento profissional, para evitar danos ou prejuízos à saúde do paciente.


A partir de que idade o clareamento pode ser feito?

Não há limites precisos, mas não é indicado a pacientes com menos de 12 anos.


Os cremes dentais clareadores funcionam de verdade?

O mecanismo de ação desses cremes não funciona como clareador. Não há substâncias clareadoras em sua composição e, sim, partículas abrasivas que provocam um desgaste superficial no dente, removendo parte dos pigmentos mais externos dando uma sensação de branqueamento. Mas essa ação pode ser bastante danosa e prejudicial aos tecidos dentários, portanto não devem ser definitivamente, uma opção de clareamento.


Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Ruim           Bom

Clareamento Dental na Ortodontia Cascavel

Cynara Ortodontia Cascavel Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Durante o tratamento, serão utilizados os aparelhos necessários e adequados, respeitando as diferenças existentes entre cada caso e entre um paciente e outro. Só utilizamos materiais com qualidade garantida (importados quando necessário) e buscamos sempre uma relação cordial e amigável com todos que nos procuram, baseadas na sinceridade e respeito mútuo.

Cynara Ortodontia Cascavel Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Nossos consultórios tem como valores fundamentais, voltados aos nossos pacientes: Honestidade, seguir a lei e jamais ferir a ética profissional; Capacitação técnica, através de atualização constante por meio de cursos, congressos, seminários e leitura de jornais e revistas científicas; Satisfação plena de cada cliente, através de atendimento personalizados, atenciosos e eficientes, com preço justo, condições e formas de pagamentos variadas.

  • Visualizações: 3387
  • Modelo: Tratamento
  • Disponibilidade: Agendamento
  • R$0,00

Etiquetas: Clareamento Dental, Ortodontia Cascavel, clareamento