Seu carrinho está vazio!
Modele seu perfil
Ortopedia + Ortodontia + Cirurgia Ortognática
O objetivo fundamentlal desta terapêutica é obter um aparelho mastigatório útil e eficaz, com uma oclusão funcional equilibrada e boa estética.
A Ortopedia facial, não aplica forças diretamente aos dentes e nem mesmo usa força mecânica para conseguir tratar os problemas de má-posições dos dentes. Este método de tratamento tem uma concepção totalmente diferente. Os aparelhos usados em Ortopedia atuam sobre os óssos, músculos e outros elementos da face para obter a correção. A Ortopedia “trabalha” em conjunto com o crescimento da criança.
A Ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é “má oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores.
A Ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial adequado.
A má oclusão pode ter origem hereditária, ou seja, transmitida dos pais aos filhos. O tamanho dos ossos maxilares e o tamanho dos dentes são típicas influências familiares herdadas. Outro grupo de problemas são as causas adquiridas geradas pela sucção da chupeta, dos dedos, por problemas respiratórios, cáries dentais, perda de dentes, traumatismo e outros mais.
O exame precoce de uma criança permite que o ortodontista avalie e detecte algum problema ortodôntico e planeje algum tratamento, se necessário. Caso contrário, ele orientará os pais para retornarem num outro momento para nova reavaliação ou até mesmo para iniciar o tratamento ortodôntico. Este exame pode ser feito em média, a partir dos 5 anos de idade, quando a dentição de leite já está completa.
O processo básico da ortodontia envolve a movimentação dos dentes, então mesmo em qualquer idade, os adultos podem se beneficiar com o tratamento ortodôntico.
A cirurgia ortognática ou orto-cirurgia, tem por objetivo a reestruturação do esqueleto facial, corrigindo-lhe as deformidades e posicionando harmoniosamente em relação à base do crânio, de tal modo que os dentes possam relacionar-se em perfeita oclusão. Esse posicionamento anatomofisiológico de ossos, dentes e tecidos moles é que proporciona o desempenho correto das funções de mastigação, fonação, respiração e início da digestão. Obviamente, ele contribuirá também para a importante função estética.
Assim, a Cirurgia Ortognática moderna busca a perfeição da função e a beleza estética, tão importante e necessária para o exercício da vida. É mais fácil conviver com uma deformidade numa perna, num braço ou em outra parte do corpo do que na face.
OBS: A interação das 3 especialidades, resgata uma harmonia facial e beleza. Tire suas dúvidas com seu dentista.
Dra. Cynara Maran Curioni
1 Comentários
Belo artigo realmente importante
As sutilezas das movimentações ortodônticas são bem definidas por essas 3 especialidades. Obrigada.
Deixe um comentário de texto