New Agendamento Estética

Estética na Ortodontia Cascavel Restaurações e Clareamentos

Facetas

0 que é faceta laminado de porcelana?

0 laminado é uma restauração que envolve apenas a face vestibular, frontal dos dentes. Esse tipo de restauração pode ser executada com resina composta (diretamente na boca do cliente), com resina elaborada laboratorialmente ou, ainda, com porcelana, que traz as vantagens estéticas e de estabilidade de cor, também executadas no laboratório, ou seja, fora da boca. 

Em que situação é recomendada?

A faceta laminada geralmente é recomenda da por motivos estéticos, tais como dentes escurecidos ou excessivamente restaurados na face frontal; além disso, pode corrigir o aspecto anatômico de dentes mal formados. 

É uma novidade na Odontologia?

Sim. Ainda são poucos os dentistas que fazem esse tipo de trabalho. 

Qual a vantagem desse tratamento?

A vantagem primordial consiste na preservação de estrutura dental sadia. Com essa técnica, desgastam-se menos os dentes.

Substitui a coroa de jaqueta?

Certamente. Nos casos onde é apenas necessário restaurar a face (vestibular) dos dentes, não estando as outras faces comprometidas por cáries ou restaurações, a ponto de justificar o desgaste para a colocação de jaqueta ou coroa metalocerâmica. 

É resistente?

Os processos atuais e os materiais de confecção empregados hoje em dia, bem como a evolução dos métodos de colagem, tomaram as facetas laminadas um tratamento bastante confiável. 

Destaca-se facilmente?

Não. Desde que se providencie boa colagem e boa silanização (processo que possibilita adesão da resina cimentante com a superfície interna da faceta de porcelana). 

A cor se mantém?

Como as porcelanas têm boa estabilidade de cor, as facetas confeccionadas com esse material não sofrem alteração. 

Precisa de controles e manutenção periódicos?

Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.

Enquanto é feita, os dentes ficam desprotegidos?

Durante a fase de confecção da faceta laminada no laboratório, o dentista deve colar uma faceta de resina provisória com adesão limitada a uma pequena área, para facilitar a remoção na consulta final..

0 custo é alto?

0 custo é comparável ao de uma coroa metalocerâmica ou coroa totalmente cerâmica..

Qual a durabilidade?

A durabilidade está associada ao sucesso da colagem, tanto na superfície cerâmica quanto no dente, pois a porcelana, uma vez colada, torna-se extremamente resistente..

Coroas

O que é coroa?

É o nome que se dá a uma prótese que visa substituir a coroa de um dente natural que foi prejudicada em sua estrutura e em sua beleza. 

É necessário afinar (desgastar) o dente para confeccionar uma coroa?

Sim. Somente dessa maneira se obtém espaço suficiente para a confecção de uma coroa semelhante à forma e ao tamanho de um dente natural. 

Quais os tipos de materiais utilizados?

Resina acrílica e porcelanas. Para dar maior resistência, pode-se utilizar estruturas internas de metal (ligas de ouro ou ligas alternativas). 

Qual a diferença entre resina e porcelana?

A resina é um material de manuseio mais simples que a porcelana. Apresenta um maior desgaste e, com o tempo, a alteração da cor também é maior. A porcelana apresenta maior dureza e estabilidade de cor e supre melhor o quesito estético. 

Há riscos de fraturas?

A coroa artificial, quando bem executada, corre os mesmos riscos que os dos dentes naturais, estando exposta aos mesmos acidentes. Os cuidados devem ser iguais aos tomados com os dentes naturais. 

É necessário tratar o canal de um dente que irá receber uma coroa?

Sempre que possível, deve-se evitar o tratamento de canal. Isso, em algumas situações, é necessário para que, dentro do canal tratado, seja instalado um pino metálico, a fim de aumentar a resistência do dente e para reter a coroa artificial. 

Enquanto a prótese é confeccionada no laboratório, o que se usa sobre o dente desgastado?

Coroas provisórias de acrílico, que são executadas imediatamente e colocadas sobre o dente desgastado, suprindo as necessidades estéticas e funcionais. Essa coroa, depois, será removida e substituída pela chamada "definitiva". 

Como a coroa é fixada ao dente?

O próprio encaixe sobre o dente desgastado já é uma forma de retenção, que será melhorada com agentes cimentantes específicos que, além de aumentarem a retenção, irão promover o vedamento. 

Qual o motivo do escurecimento próximo à gengiva?

Muitas vezes, esse escurecimento é causado pela transparência dos tecidos gengivais que, por serem finos, mostram a sombra de uma raiz escurecida. Outras vezes, é a cinta de metal que, por falha técnica, ficou visível, ou ainda porque houve um afastamento gengival expondo a área da emenda entre a coroa artificial e o dente. 

Quanto tempo dura uma coroa?

A durabilidade dependerá, por parte do profissional, da acertada indicação, execução e escolha do material e, principalmente, por parte do paciente, através dos cuidados com a higienização e a utilização dessa prótese dentária. Não existem prazos definidos de longevidade, por esta depender de inúmeros fatores. 


Clareamento Dental


Abaixo apresentamos as dúvidas mas comuns sobre clareamento dental, um procedimento odontológico que visa melhorar a aparência dos dentes, proporcionando um “sorriso mais branco” e mais bonito. 

O Clareamento Dental pode ser realizado por qualquer pessoa?

Sim, o clareamento dental pode ser realizado para clarear dentes hígidos, perfeitos, sem nenhuma restauração em resina composta e também em dentes com pequenas restaurações estéticas em resina composta. Porém os géis clareadores não exercem nenhum efeito sobre as resinas ou porcelanas. As únicas contra-indicações para o clareamento são para gestantes e pacientes com doenças gengivais, cárie ou qualquer outra patologia bucal.. 


Posso fazer o clareamento sem consultar o dentista?

Não é recomendado. É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará a monitoração do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim. Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois estes produtos não tem a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar efeitos secundários indesejados, como a sensibilidade com frio e quente, e nenhum resultado aparente. 


Quais são as técnicas disponíveis para clarear os dentes?

Para a maioria dos pacientes, os dentes podem ser clareados de três maneiras: 

1. Em consultório: mínimo de duas a três sessões de 60 minutos cada (para manchas genéticas), com géis clareadores à base de peróxido de hidrogênio a 35%, ativados ou não por Laser ou Led. 

2. Em casa através do uso de uma moldeira pré fabricada na qual o cliente coloca um gel clareador à base de peróxido de carbamida (nas concentrações de 10, 15 ou 20%), por um período mínimo de 14 dias ou noites, dependendo do grau de manchamento dos dentes. 

3. Associação das duas técnicas acima citadas, com uma sessão em consultório + 7 a 10 dias usando moldeira + gel à base de peróxido de carbamida. Das 3 técnicas citadas, esta é a que apresenta os melhores resultados pois envolve o acompanhamento do profissional e os recursos necessários para bons resultados. 


Posso clarear os dentes que tenham coloração castanho-acinzentada?

Esse tipo de mancha dental castanha ou marrom – escura associada ao cinza, ocorre nos pacientes que tomaram o antibiótico Tetraciclina durante a infância. Este medicamento tem uma molécula de coloração castanho-acinzentada, que se incorpora à dentina durante a sua formação, ainda na fase de germe, pigmentando-a de forma irreversível, conferindo uma cor desagradável aos dentes. As técnicas de clareamento dental não são suficientes para eliminar este tipo de mancha, porém consegue-se uma mínima melhora. Para resultados estéticos de excelência, pode-se lançar mão das facetas laminadas de porcelana. 


Ocorre algum dano às gengivas com o uso de gel de clareamento?

Na maioria das vezes não. Alguns pacientes podem apresentar uma ligeira sensibilidade nas gengivas quando se utiliza o gel numa maior concentração, como por exemplo 20%. Caso isto ocorra, basta suspender a aplicação por uma noite. Sempre que ocorrer algum tipo de sensibilidade, entre em contato com seu dentista. 


O clareamento dental provoca enfraquecimento dos dentes?

Essa ideia na realidade é um mito. Há uma infinidade de artigos científicos evidenciando que não ocorre enfraquecimento do esmalte e da dentina. A técnica de clareamento com moldeira + gel está consagrada desde os anos 80 e não provoca nenhum tipo de enfraquecimento dos dentes. 


Os géis clareadores danificam e/ou modificam a cor das restaurações de resina e coroas de porcelana?

Não. Os produtos clareadores não alteram a cor dos materiais restauradores, apenas dos dentes. Sendo assim, após o clareamento torna-se necessário substituir as restaurações em resina e/ou porcelana. 


Os implantes odontológicos sofrem rejeição?

Tanto os implantes confeccionados no metal titânio de cor prateada como os modernos implantes de zircônia, um tipo de cerâmica extremamente duro, são biocompatíveis com os tecidos ósseo e gengival. Assim, implantes dentários não sofrem rejeição do organismo. 

Como todo procedimento que depende da resposta biológica de cada indivíduo, pode haver falha no mecanismo de ósseo integração, mas nunca por rejeição aos materiais. Porém essas falhas são muito baixas, da ordem de 2% a 3% dependendo da região e do tipo ósseo. Esses dados têm muito embasamento científico, uma vez que existem inúmeras pesquisas que comprovam a eficácia e a durabilidade dos implantes dentários. 


A partir de que idade pode ser feito o clareamento?

A partir dos 15 anos é aceitável, sem limite de idade. 


Quais recomendações devemos seguir durante o tratamento de clareamento dental. Posso tomar coca-cola ou tomar café?

Veja abaixo o que não é possível fazer durante o tratamento de clareamento dental: 

1. Não fumar; 

2. Não tomar café, vinho tinto, suco de uva, chás escuros, refrigerantes à base de cola (Coca/ Pepsi); 

3. Não bochechar com soluções coloridas à base de álcool e clorexidina; 

4. Não ingerir alimentos com pigmentos fortes como o açaí, molho de tomate, a beterraba, etc. 

5. Informar o dentista caso haja sensibilidade dental ou gengival; 


Quais os efeitos colaterais do clareamento dental? Ocorre muita sensibilidade com frio?

Após o quarto ou quinto dia de uso da moldeira + gel, pode ocorrer uma sensibilização dos dentes com frio, porém este incômodo passa com o tempo, não havendo a necessidade de tomar nenhum analgésico. São raros os casos de dor. 

A técnica de clareamento em consultório, com laser ou qualquer outro tipo de fonte luminosa (LED, halógena, arco de plasma), pode gerar maior sensibilidade, pois utilizam-se géis em concentrações maiores, de 25 a 38%. 

Um aspecto importante a ser considerado diz respeito à qualidade dos géis para clareamento utilizados, pois há géis no mercado que clareiam pouco e produzem muita sensibilidade devido à sua alta acidez (pH baixo), podendo em alguns casos levar os dentes ao tratamento de canal. Portanto cuidado ao escolher seu dentista e pergunte a ele se utiliza géis de boa procedência, de fabricantes consagrados no mercado. 


Quanto tempo dura um clareamento dos dentes? Os dentes escurecem depois de um tempo?

A durabilidade do clareamento dental depende em sua maior parte dos hábitos alimentares, de higiene e da assiduidade do paciente ao consultório. Nos pacientes fumantes, que tomam muito café, refrigerantes à base de cola, chás escuros, vinho tinto, açaí, o clareamento dental dura pouco, tendo que ser repetido uma vez por ano para se manter. Os pacientes que não têm esses hábitos podem repetir o tratamento a cada dois ou três anos. É importante salientar que, quando os dentes clareados escurecem, nunca mais voltam à cor original. De qualquer forma, o clareamento dental tem a finalidade de trazer a beleza ao sorriso e é um procedimento muito comum da estética dental, recomendado a todos. 

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Ruim           Bom

Estética

Cynara Ortodontia Cascavel Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Durante o tratamento, serão utilizados os aparelhos necessários e adequados, respeitando as diferenças existentes entre cada caso e entre um paciente e outro. Só utilizamos materiais com qualidade garantida (importados quando necessário) e buscamos sempre uma relação cordial e amigável com todos que nos procuram, baseadas na sinceridade e respeito mútuo.

Cynara Ortodontia Cascavel Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial

Nossos consultórios tem como valores fundamentais, voltados aos nossos pacientes: Honestidade, seguir a lei e jamais ferir a ética profissional; Capacitação técnica, através de atualização constante por meio de cursos, congressos, seminários e leitura de jornais e revistas científicas; Satisfação plena de cada cliente, através de atendimento personalizados, atenciosos e eficientes, com preço justo, condições e formas de pagamentos variadas.

  • Visualizações: 2799
  • Modelo: Tratamento
  • Disponibilidade: Agendamento
  • R$0,00

Etiquetas: estética, clareamento, dentista, lente de contato